Desde 2012, com a modernização do Judiciário trabalhista, foi implantado o PJE – Processo Judicial Eletrônico, sistema eletrônico de processos que possibilita a interposição de novas ações e o acompanhamento de processos via on-line.

O PJE já foi implantado em todos os Tribunais Regionais Trabalhistas do país, e, pouco a pouco, nas diversas comarcas pertencentes aos tribunais regionais. Nessas Comarcas, onde já opera o PJ-E, a distribuição e o acompanhamento do processo é feito via on-line, sem a necessidade do acompanhamento presencial do advogado ao fórum – somente a audiência gera a necessidade do advogado estar presente no local que a ação foi distribuída. Diante desse sistema, o papel vem sendo substituído por petições eletrônicas que são realizadas e distribuídas de forma eletrônica, por meio de certificado digital, cartão cadastrado na Receita Federal que autoriza o advogado a realizar os procedimentos e acompanhamento eletrônicos, por meio dos sites dos Tribunais.

Essa inovação do judiciário além de ter um enfoque sustentável, pois, evita a utilização de papeis, uma vez que o processo é gerado e movimentado tão somente eletronicamente, também assegura a celeridade processual visto que o meio de envio e recebimento pelo juiz ficou mais rápido por ser eletrônico, evitando assim a burocrática demora do judiciário. Outra vantagem obtida por esse sistema foi a possibilidade ao atendimento daqueles de outros Estados que procuravam pelo nosso atendimento jurídico, sendo viável o atendimento a todos os Estados do país, haja vista que o sistema eletrônico nos permite distribuir, acompanhar processos de todos os Estados além de São Paulo.

A tecnologia do Judiciário trabalhista nos permite realizarmos um atendimento com excelência não importa em que parte do país você esteja.